CBF analisa quatro nomes para a vaga de Dunga na seleção

Mano Menezes e Ricardo Gomes são os mais cotados, Luiz Felipe Scolari continua como um candidato forte e até Leonardo corre por fora na briga

 

O novo técnico da seleção brasileira será anunciado até o final deste mês, mas a CBF já trabalha com uma lista de quatro nomes para substituir Dunga, que foi desligado do cargo neste domingo, após a eliminação na Copa do Mundo: Mano Menezes, Ricardo Gomes, Luiz Felipe Scolari e até Leonardo. A única certeza que o presidente Ricardo Teixeira tem é que o próximo treinador precisa ter experiência – para suportar a pressão que um Mundial no Brasil trará – e saber trabalhar com jogadores jovens.

O corintiano Mano Menezes é um dos mais cotados. As recentes campanhas vencedoras no Grêmio e no Timão fizeram com que ele se tornasse um técnico em potencial para assumir a vaga. Mano consegue mesclar experiência e juventude nos seus elencos. Mas durante o desembarque da seleção no Brasil, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, que foi o chefe da delegação na África do Sul, descartava a ida de Mano para a vaga de Dunga. Naquele momento, a CBF ainda não tinha demitido o treinador.

– Mano tem contrato com o Corinthians até 2011. Essa é a realidade atual. Não tem nada de conversa com a CBF. Ele segue no Corinthians – apostou Sanches.

Mano Menezes treino CorinthiansSemifinalista da Libertadores da América, o são-paulino Ricardo Gomes tem a admiração de Ricardo Teixeira. Ele esteve no comando da seleção pré-olímpica, mas não conseguiu classificar o Brasil para a os Jogos de Atenas, em 2004. No tricolor paulista, já tem gente da sua comissão técnica apostando que Gomes seja mesmo o favorito. O seu contrato com o São Paulo termina após a Libertadores. Os confrontos semifinais, diante do Internacional, estão marcados para os dias 28 de julho e 5 de agosto.

Felipão, campeão do mundo em 2002, sempre tem o nome comentado para retornar. Após se desligar do Bunyodkor, do Uzbequistão, ele acertou a transferência para o Palmeiras, mas ainda não assinou contrato. A sua apresentação ao Verdão foi adiada para depois da Copa, pois ele está trabalhando como comentarista em uma televisão sul-africana. Seu auxiliar, Flávio Murtosa, já começou a trabalhar no Palestra Itália preparando o terreno para Scolari chegar.

Muricy Ramalho ainda está na pauta, mas com menos força. O treinador do Fluminense, que vem fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro – o tricolor carioca está em terceiro lugar na classificação –, já esteve cotado antes. Durante as eliminatórias para a Copa de 2010, quando Dunga balançava no cargo, Muricy, na época ainda no São Paulo, onde ganhou três títulos nacionais, chegou a ser apontado como o substituto natural. O seu contrato com o Flu vai até o final do ano, com opção de renovação por mais duas temporadas.

ricardo gomes são paulo treino

Correndo mais por fora está Leonardo. Ex-técnico e ex-dirigente do Milan, o campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 está parado. Quando se desligou do clube italiano, em maio passado, ele chegou a ser cogitado para assumir o Flamengo, mas o convite não existiu. Com bom trânsito na CBF, Leonardo está parado. Adilson Batista, Vanderlei Luxemburgo e Paulo Autuori são outros nomes que não podem ser descartados nessa briga.

Felipão é o preferido em enquete

Em recente pesquisa do GLOBOESPORTE.COM, Felipão foi apontado como o preferido dos internautas com 46% dos votos. Em segundo lugar apareceu Muricy (11%) e em terceiro, Mano (10%). Luxemburgo foi o quarto (9%) e Leonardo (7%) o quinto. Dos que votaram 7% também preferiam a manutenção de Dunga. O santista Dorival Júnior, com 4%, figurou na lista, à frente de Abel Braga (1%), Adilson Batista (1%) e Oswaldo Oliveira (0,5%).

O nome do novo técnico será anunciado até o fim de julho. A seleção brasileira já tem um compromisso marcado para o dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey

 

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s